quarta-feira, 9 de março de 2011

Posições Quadribol

O ARTILHEIRO E SUAS FUNÇÕES

A posição de artilheiro existe desde a criação do quadribol. A posição de artilheiro é a posição mais ativa no jogo de quadribol. A posição de artilheiro exige aos jogadores uma boa velocidade e um bom entrosamento. Os artilheiros devem ter bastante velocidade, para conseguir desviar de balaços, e também para conseguir vencer os goleiros para marcar os gols. Os artilheiros precisam ter um entrosamento muito bom, pois devem se entender na hora de fazer as jogadas, e também precisam movimentar a bola constantemente para conseguir abrir espaços para marcar gols. Os artilheiros necissitam ter uma vassoura rápida e também uma vassoura de bom controle. Essa vassoura deve ser do nível da Cleansweep 7 ou da Nimbus 2000. Os artilheiros preciam ter também agilidade e técnica. Eles necessitam ter técnica para executar as jogadas, o que também necessita de agilidade. A agilidade também é precisa para que os artilheiros consigam escapar da forte marcação, exercida cada vez mais no quadribol atual. Os artilheiros também devem se entender na hora que estão em posição defensiva, pois quanto melhor for o entendimento entre eles, mais forte e eficiente será a marcação. Atualmente, os melhores artilheiros do quadribol atual são os artilheiros irlandeses Troy, Mullet e Moran, que na final da última Copa Mundial de Quadribol, abriram uma vasta vantagem no placar.

O BATEDOR E SUAS FUNÇÕES

Sabemos que a posição de batedor foi a terceira das quatro posições do quadribol a ser criada. A posição de batedor foi criada quando houve a criação dos antigos balaços, que eram chamados de pedraços. A posição de batedor exige muita força e técnica. O batedor tem de ter muita força para distanciar o balaço dos jogadores do seu time, e também tem de ter técnica para bater o balaço, pois uma rebatida ruin e o balaço vai na cabeça de um companheiro de time. Os batedores também tem que ter raciocínio rápido, e uma vassoura com uma boa velocidade. Se o batedor não tiver um racicínio bom e rápido, ele não vai saber para onde rebater o balaço, e se ele não tiver uma vassoura de boa velocidade, ele não chegará a tempo de rebater os balaços. Se o batedor tiver velocidade, uma vassoura do nível da Cleansweep 5 já basta, pois as Cleansweeps são vassouras fáceis de serem controladas e possuem uma boa velocidade. O batedor, além de proteger os jogadores do seu time, também tem de acertar os jogadores adversários. O batedor deve sempre rebater o balaço com força em direção dos jogadores adversários, de preferência, em direção ao apanhador, pois o apanhador e o único jogador que pode tocar o pomo-de-ouro, então, se o apanhador sair de campo, o jogo está praticamente ganho. O batedor também pode tentar acertar o goleiro, pois se ele o acertar, seu time pode conseguir uma grande vantagem através dos gols. Os batedores devem ter um bom entrosamento entre si, pois eles tem que saber a hora de agir e em que lugar agir. Se um time de quadribol tiver bons batedores, ele tem boas chances de vencer o jogo. Atualmente os melhores batedores do quadribol atual são os batedores búlgaros Volkov e Vulchanov, que devido a suas fortes rebatidas, fazem que com que os artilheiros adversários se machuquem, algumas vezes, gravemente.

O APANHADOR, SUA POSIÇÃO E SEU OBJETIVO

Como sabemos, a posição de apanhador foi a última posição de ouro. Sua origem se deve à uma longa história, que envolve um pomorim dourado, que é um passarinho que deu origem ao pomo-de-ouro, e uma recompensa de 150 galeões, que deu origem aos atuais 150 pontos. A posição de apanhador é a mais importante no quadribol atual. Se o apnhador cumprir a sua função (capturar o pomo-de-ouro) o seu time ganha 150 pontos e a partida acaba. O apanhador deve ter muita velocidade e também tem que ter muita coragem. O apanhador tem que ter muita velocidade para conseguir capturar o pomo-de-ouro, e isso também necessita de coragem, pois ele precisa ir constantemente em direção ao chão e também tem que constantemente se recuperar de mergulhos, e corre sempre o risco de ser atingido por um balaço. O apanhador depende também da proteção do batedor, pois os batedores adversários sempre vão tentar derrubá-lo. O apanhador também tem que ser extremamente técnico. Ele necessita de uma técnica muito grande para executar as suas fintas, como a Finta de Wronski, e também para executar outras jogadas essenciais, como o Passe de Plumpton, que se for bem executado, certamente decreta a vitória do seu time. A vassoura do apanhador tem que ser muito rápida e fácil de guiar. A vassoura ideal seria uma Nimbus 2000, uma Nimbus 2001 ou uma Firebolt, que é atualmente a melhor vassoura para jogar quadribol. O quadribol teve como principais apanhadores o polonês Josef Wronski, inventor da famosa finta de Wronski e o ex-apanhador do Tornado de Tutshill Rodrigo Plumpton, inventor do passe de Plumpton. Atualmente os melhores apanhadores do quadribol atual são o apanhador búlgaro Vítor Krum, e o irlândes Aidan Lynch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário